quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Um novo blogue

Há algum tempo que penso criar um novo blogue. Gosto muito de literatura e queria separar essa área dos trabalhos manuais em que se baseia o trapos e papéis. Creio não estar,ainda, suficientenente preparada para uma aventura desta dimensão mas, mesmo assim, vou iniciar.
Sou oriundo de uma daquelas famílias pobres do Alentejo, nasci em 1960 e vivi numa época em que a pobreza era diferente. Tinha irmãos mais novos e aos quinze anos tive que ir trabalhar. Adorei a escola, não era uma aluna brilhante mas era empenhada.
Só depois dos quarenta regressei à escola e o deslumbramento renasceu. Tive a sorte de ter um professor de Português, no ensino secundário, que, pelo modo como me ensinou, fez com que não conseguisse mais deixar de me interessar pela literatura.
Quando eu era adolescente não tinha livros para ler. Na aldeia onde vivia a biblioteca itinerante da Gulbenkian permitia ter acesso a livros. Como não andava na escola e era do campo não me sentia à vontade para ir requisitar os livros. Nem isso era bem visto, afinal para que precisava eu de livros? Era um dos meus irmãos, na altura com 9 ou 10 anos, que me levava alguns.
Um pouco mais tarde, costumo dizer por brincadeira, lia tudo o que tivesse letras, incluindo os livrinhos de cowboys dos rapazes.
Passados alguns anos tornei-me interessada por temas mais elevados e hoje frequento o 2º ano de um curso da Universidade Aberta que embora não me dê benefícios em termos profissionais, dar-me-á um maior conhecimento na área da literatura.
Por tudo isto estou hoje aqui a criar este espaço onde conto aprender muito. Agradeço desde já a todos os que se dignarem perder uns momentos para me apoiar e ensinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário