Jane Austen nasceu em Hampshire, em 1775. Já adulta, mudou-se com a família para Bath, cidade que surge muitas vezes como cenário da sua ficção literária. Regressaria mais tarde a Hampshire, onde passou os últimos anos da sua vida e onde veio a falecer em 1817."Amor e Amizade" marca o início da sua carreira aos 15 anos de idade. Mas é com "Orgulho e Preconceito" (1813) que se dá a transição para a fase da maturidade da sua escrita, em que surgem os seus últimos e, possivelmente, melhores romances.Entre estes encontra-se Parque Mansfield, a par de Persuasão e Ema. "Orgulho e Preconceito" é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen. Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo: um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe. Esses orgulho e preconceito que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundas raízes no coração humano.
Oi, Luiza
ResponderEliminarli o romance de Jane Austen a um tempo atrás e achei muito interessante a visão da autora sobre a sociedade da época. Que bom ver aqui a recomendação.
Abraço
Olá Luzia!
ResponderEliminarO seu blog é maravilhoso. Sou uma apaixonada por leitura e fiquei encantada. Obrigada por tão maravilhosas partilhas e sugestões de leitura.
Beijinho grande
Lúcia Santos
Já estou a seguir o seu blog.